As doenças crônicas estão entre as principais causas de morte entre os homens. Apesar de também afetarem as mulheres, os homens estão mais suscetíveis a doenças por motivos que vão desde questões genéticas, culturais, até uma resistência em buscar ajuda médica, procurando o médico apenas quando os sintomas estão mais evidentes, o que acaba atrasando diagnósticos e tratamentos. Além disso, questões comportamentais como uso excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo e alimentação pouco saudável também contribuem para o surgimento de doenças em homens.
Doenças crônicas que mais afetam os homens
- Doenças cardiovasculares – infarto agudo do miocárdio (IAM) e o acidente vascular cerebral (AVC), onde os fatores de risco principais são a pressão alta, obesidade e hábitos como tabagismo e sedentarismo comum nos homens.
- Diabetes tipo 2 – cada vez mais comum e está ligada diretamente ao estilo de vida, ou seja, tem relação com as escolhas alimentares pouco saudáveis e a falta de atividade física.

3. Hipertensão arterial – caracterizada por níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias, quando os valores de pressão máxima e mínima são iguais ou superiores aos limites 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Essa doença afeta 35,8% dos homens no Brasil e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de AVC, infarto, insuficiência renal e doença cardíaca. Uma das implicações nutricionais relacionadas à hipertensão arterial está ligada ao consumo excessivo de sódio, que é um dos fatores que contribui para a elevação da PA.
4. Obesidade – doença multifatorial, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal ocasionado quase sempre por uma ingestão energética maior do que o corpo necessita para realizar as atividades diárias.
5. Doenças Hepáticas – afetam o fígado como a hepatite, cirrose e esteatose hepática. Podem ser causadas tanto por vírus como pelo consumo excessivo de álcool e estilo de vida pouco saudável que leva ao acúmulo de gordura.
Câncer está entre as principais doenças
Câncer de pulmão – acomete duas vezes mais homens onde 90% dos casos diagnosticados estão relacionados ao tabagismo.
Câncer de próstata – é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens e quando diagnosticado no início tem 90% de chances de cura. Mas, para isso, é preciso quebrar o tabu e realizar o exame de toque retal periodicamente a partir dos 40 anos.
Câncer de testículos – apesar de ser incomum (cerca de 5% dos casos em homens), afeta homens entre 15 a 50 anos em fase reprodutiva, mas pode ser tratado em fase inicial.
Um estudo feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (2023), mostrou que na última década, o consumo de ultraprocessados aumentou em 5,5%”.
A pesquisa também descobriu que 20% das calorias consumidas pelos brasileiros são provenientes de ultraprocessados. Isto mostra que, cada vez mais o brasileiro vem reduzindo o consumo de produtos naturais e preferindo os alimentos industrializados e fast foods.
Porém, quando falamos das doenças crônicas, estas são ocasionadas em sua maioria por um estilo de vida pouco saudável que inclui os maus hábitos alimentares e também a falta de atividade física. Está mais do que comprovado, que o consumo desses alimentos ultraprocessados ricos em gorduras ruins, açúcar e sódio, aliados ao sedentarismo, contribuem para a obesidade que aumenta o risco de doenças como hipertensão, diabetes e DCV.
Sendo assim, a nutrição tem um papel fundamental na prevenção dessas doenças, visto que, iniciar hábitos saudáveis por meio de uma dieta equilibrada e rica em nutrientes contribui muito para a melhora da saúde e o bem-estar masculino.
Alimentos importantes para a saúde masculina:
- Priorizar o consumo de frutas, legumes e verduras (400 g ou 5 porções) ao dia, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais, importantes para controle da glicemia, saúde cardiovascular e controle do peso.
- Consumir alimentos integrais que são fontes de fibras, pois ajudam na saciedade e regulam o intestino contribuindo para o controle do colesterol e glicemia no sangue.
- Escolher preparações com menor quantidade de gorduras, açúcar e sódio, evitando frituras e produtos ultraprocessados.

- Priorizar as gorduras insaturadas presentes no azeite de oliva, abacate e oleaginosas que ajudam na saúde cardiovascular e nos níveis de colesterol.
- Consumir alimentos fontes de proteínas ao longo do dia, como leite e derivados, optando sempre pelas versões com menor teor de gordura para auxiliar no melhor controle do colesterol. Além de carnes magras como peixes, frango e ovos, limitando o consumo de carne vermelha.
- Preferir a água, leite e frutas no lugar de refrigerantes e sucos de caixinha.
- Dar preferência para a “comida feita na hora” (caldos, sopas, saladas, molhos, arroz e feijão, macarronada) ao invés de produtos como sopas de pacote, macarrão instantâneo, pratos congelados, frios e embutidos, maioneses e molhos prontos.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário aqui embaixo, será um prazer te ajudar! Vamos juntos conquistar mais saúde!
Referências:
https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/saude-masculina-precisa-de-atencao#:~:text=As%20doen%C3%A7as%20prevalentes%20em%20homens,incid%C3%AAncia%20%C3%A9%20entre%20os%20homens. https://portaldaurologia.org.br/sua-saude/duvidas-frequentes/1
9 doenças que afetam a saúde do homem!
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/novembro-azul-veja-dicas-para-a-saude-do-homem-1/
Saúde do homem: prevenção é fundamental para uma vida saudável
Consumo de alimentos ultraprocessados aumenta 5,5% em dez anos – Jornal da USP
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf